sábado, 22 de janeiro de 2011

Linha do Tua – Um Conselho Nacional de Incultura


INFORMAÇÃO À IMPRENSA
A Campo Aberto – associação de defesa do ambiente manifesta publicamente a sua solidariedade com as populações afectadas pela construção da barragem do vale do Tua e o repúdio pelo recente parecer do Conselho Nacional de Cultura, que despreza e ignora o imenso valor patrimonial da simbiose entre a obra humana ferroviária e a grandiosa paisagem em que se inscreve.
A prevista destruição da linha ferroviária do Tua, que uma barragem ameaça submergir, despertou um intenso movimento de repúdio na própria região e um pouco por todo o país. O início de um processo para classificar a linha do Tua como património nacional foi um dos resultados desse movimento, que chegou a despertar alguma esperança. No entanto, o Ministério da Cultura viria a arquivar o processo de classificação, com base num parecer do Conselho Nacional de Cultura.
Que diz o parecer? Basicamente, nega qualquer valor relevante ao património em causa do ponto de vista arquitectónico, etnográfico, técnico, científico, industrial e cultural, negação essa ponto por ponto e sectorial, desgarrada, nunca considerando o conjunto integrado de todos esses elementos no contexto da sua inserção paisagística.
Este Conselho Nacional de Incultura mostrou bem não compreender, ou antes não querer compreender, o essencial. Não é a linha, não são as estações, não é nenhum dos elementos desgarrados com que o parecer se ocupa, que tornam aquele património único em Portugal e raríssimo no mundo. Património precioso e invulgar é sim o casamento da linha e da paisagem em que se inscreve, e isso foi, num acto de lesa cultura, inteiramente posto de lado no parecer em causa.
Como se depreende do que escreve Sant’Anna Dionísio no reputado Guia de Portugal, a linha e a «garganta encaixada entre caóticas penedias», os «alcantis formidáveis», são uma unidade indissociável. Foi à destruição dessa unidade que o Ministério da Cultura deu luz verde, consentindo que seja retirado do nosso usufruto aquela grandiosa paisagem. É esse enlace majestoso que vai desaparecer com a bênção da Incultura.
Portugal fica mais pobre. E mais inculto.
Porto, Janeiro de 2011

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

a Velha-a-Branca em lip dub

Lip dub com banda sonora bracarense - Variações (Estou Além), Mão Morta (Budapeste) e Smix Smox Smux (Intifada), filmado durante a tarde do dia 24 de Abril de 2010. Uma visita musical à Velha-a-Branca e a algumas das actividades culturais que tem vindo a desenvolver desde 2004.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Encontros do Umbigo 2011

Desperta o teu Potencial!

Quem és tu? Um nome? Uma profissão? O que possuis? Essa é a questão! A busca da resposta permite criar mais confiança e clareza em qualquer decisão ou passo na vida. O SelfEncounter é um curso prático de desenvolvimento pessoal para te apoiar a responder a esta questão, e seguir na direcção de uma vida abundante e preenchida.

Assistido por Lev (Kikas) e Rasmus, utilizando Bioenergética, Meditação activa, expressão e prática emocional, Xamanismo e dança, Pramod irá guiar-te em intensos trabalhos de grupo interconectados, durante vários fins-de-semana ao longo do ano, cada um constituindo um processo independente em si.



Local: Quinta da Enxara, Mafra, Portugal
 
Para saber mais Clique Aqui

(+351) 93 947 99 44 (Lev / Kikas)

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Oficina de Miso, Alimento Vivo

Vamos aprender a fazer Miso, uma pasta de soja fermentada tradicional da Ásia com um valor nutricional riquíssimo. Com um efeito alcalinizante no nosso corpo o miso é uma fonte concentrada de proteínas, vitamina B12 e microorganismos benéficos para o tracto digestivo. Cada participante levará o seu miso caseiro para casa.

DIA 16 DE JANEIRO
DAS 15h ás 20h
NA CASA DA HORTA


Preço: 10 euros (participantes levam miso para casa)
Inscrições até dia 11 de Janeiro.

-
Casa da Horta, Associação Cultural
http://casadahorta.pegada.net
casadahorta@pegada.net
Tel: 222024123 / 965545519 / 937267541 / 916472466
Rua de São Francisco, 12A
4050-548 Porto
(Perto da Igreja de São Francisco e Mercado Ferreira Borges)

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Curso Introducción A La Construcción Con Paja

Profesora: Rikki Jennifer Nitzkin – Co-autora “Casas de Paja: una guía para autoconstructores” pub. EcoHabitar 2010), cooridinadora Red de Construcción con Paja8 años de experiencia)
LugarA Casa Terra, Antas de Ulla (lugo, Galicia)
Descripción Curso: Un curso para conocer las posibilidades que tiene la construcción con paja y las opciones disponibles. Además, aprenderemos a conocer íntimamente a la bala de paja en sí (cómo elegirlo, medirla, cortarlo a medida, etc) y haremos algunas prácticas con levantar muros.
Más Información:

CursoGalicia (link)