quarta-feira, 7 de maio de 2008

O Miso...

...é um produto processado, derivado, de soja fermentada. Parecido com o Shoyu - molho de soja - mas em creme. O Shoyu fermenta cerca de dois anos, o Miso muito mais. Utiliza-se muito em sopas, em patés ou de outras maneiras.

Para uma sopa: Fazer como de costume mas não juntar sal. No final esperar que arrefeça um pouco até se conseguir pôr um dedo dentro sem queimar, mexendo bem. Pôr uma colher pequena de Miso em cada prato e juntar a sopa aos poucos para se dissolver bem.

Para um paté: Esfarelar Tofu natural e liquidificar juntando um pouco de Bebida de soja ou água se necessário. Acrescentar Miso a gosto. Juntar Azeite e outros ingredientes para variar.

O importante é nunca ferver, uma vez que o Miso é um alimento vivo, tal como o Iogurte. Não se estraga facilmente porque normalmente é muito salgado mas deve-se guardar no frigorífico e evitar alterações de temperatura para manter qualidade óptima.

É um produto tradicional da china e japão, muito antigo, mais antigo do que a bebida de soja ou o tofu. Vulgarizou-se por todo o mundo muito graças à filosofia Macrobiótica. Há muitas varidades. O Miso Mugi de cevada, salgado, é muito popular e equilibrado. O da marca Danival, biológico, com soja produzida em França, distribuido em Portugal pela Próvida, é bom. O nome original lê-se misô.

2 comentários:

Anónimo disse...

Tenho usado este produto várias vezes adicionando-o a sopas já confeccionadas , mas gostava de saber algo mais sobre as suas propriedades e benefícios para uma alimentação saudável. Será que é possível?
Onde encontrar?

luís disse...

É um bom alimento que pode ser usado regularmente em pequenas quantidades. Aliás, é difícil usá-lo em grandes quantidades por ser normalmente muito salgado. É muito benéfico tal como o iogurte, o quéfir, a levedura de cerveja, o pão caseiro e outros alimentos vivos e fermentados. Conheci um casal de turistas que viajavam pela Europa de bicicleta e que o usavam muito, excepto na altura de muito calor do Verão. Cozinhavam a comida numa panela cheia de água e quando estivesse pronta escorriam o caldo para fazer uma Sopa de Miso. A Próvida, que distribui várias marcas como a Danival, tem uma lista de pontos de venda no seu site.